Política

Jornalista Flávia Oliveira recebe Medalha Marielle Franco

Imagem ilustrativa da imagem Jornalista Flávia Oliveira recebe Medalha Marielle Franco
|  Foto: Foto: Luciana Carneiro/Ascom Niterói
Na Concha Acústica, teve entrega de medalha Marielle Franco e show de Chico César. Foto: Luciana Carneiro/Ascom Niterói

A jornalista Flávia Oliveira recebeu das mãos do Prefeito de Niterói, Axel Grael, e da vereadora Verônica Lima, a Medalha Legislativa Municipal do Mérito Marielle Franco, durante o "Viva Zumbi", evento que reuniu centenas de pessoas na Concha Acústica, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, na tarde deste sábado (20).

A série de atividades na Concha, que culminou com o show do cantor e compositor Chico César, foi organizada pela ONG Cidadania em Movimento, com o apoio da Prefeitura de Niterói.

A medalha entregue a jornalista é conferida a mulheres que se destacam na luta pelos direitos humanos, pela igualdade de gênero, diversidade sexual, justiça social e combate à discriminação racial. 

Durante a cerimônia, o prefeito Axel Grael, destacou a importância do Viva Zumbi, uma celebração que, garante ele, tem um grande peso para o chefe do Executivo e que hoje é totalmente integrada a agenda anual da cidade.

"É sempre uma satisfação participar deste evento tão especial. Acompanho o trabalho da Flávia Oliveira há muito tempo. Ela é uma porta-voz importante na luta pela igualdade racial, representa o movimento com delicadeza e bravura, por isso esse reconhecimento é tão oportuno no Dia da Consciência Negra. Flávia é um orgulho para Niterói", disse Axel, lembrando que a homenageada estudou Jornalismo na UFF e vivenciou parte de sua infância no bairro do Maceió, em Pendotiba.

Flávia é a primeira mulher negra a receber tal honraria em Niterói.

"É muito sofrimento, muita dor, muita injustiça. A luta é lenta mas continua. Estou muito emocionada com essa homenagem num dia simbólico como o de hoje. Estamos celebrando nossa ancestralidade. A luta é lenta mas continuamos. O racismo e a discriminação, seja de raça ou de opção sexual, dói muito e a luta tem que permanecer. Agradeço o fato de receber a premiação de uma parlamentar negra que resiste. Agradeço ao prefeito Axel Grael, por sua sensibilidade com a causa e por fazer valer a lei de cotas para negros", disse emocionada a jornalista homenageada.

A cidade de Niterói tem uma lei  aprovada pelo legislativo e sancionada pelo executivo onde ficam reservadas aos negros e pardos 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no Poder Executivo do Município de Niterói, nas entidades de sua Administração Indireta e no Poder Legislativo Municipal.

Também emocionada, a vereadora Verônica Lima, destacou a importância da jornalista na luta pelos direitos humanos no país:

"Flávia é um ícone e merece todo nosso respeito", afirmou a vereadora Verônica.

A programação do Viva Zumbi incluiu diversas atrações artísticas, feijoada gratuita, tendas temáticas com oficinas, shows e debates, além de outras expressões artísticas tais como: capoeira, literatura.

Só foi permitida a entrada com apresentação do passaporte de vacina contra Covid-19.

< Dia da Consciência Negra é marcado por protestos pelo Brasil Domingo é dia de Enem: veja as principais recomendações <